Sinestesia traduzida em cores?

05 de Outubro, 2015 –

Artista portadora de rara patologia neurológica “pinta” músicas famosas

Do grego (synaisthesis), onde syn significa “união” e esthesia significa “sensação”), a sinestesia é velha conhecida no mundo das artes e cultura principalmente como figura de linguagem, descrita e largamente utilizada por pensadores e poetas, em especial os simbolistas.
 

Mas você sabia que no mundo das neurociências existe uma patologia de mesmo nome, em que as conexões neurais do indivíduo resultariam na produção de duas sensações de natureza diferentes, através de um único estímulo?

 

O termo neurocientífico descreve a experiência de indivíduos nos quais sensações correspondentes a um certo sentido são associadas a outro sentido. Ou seja, as pessoas portadoras de sinestesia seriam capazes de “ver” sons ou “sentir o gosto” das cores.

 

A artista americana Melissa McCracken conta que, ao ouvir música, sempre percebeu os sons em forma de cores e imagens. Recentemente, ela decidiu registrar suas experiências, transformando em pintura grandes nomes da música como John Lennon, Jimi Hendrix, Led Zeppelin.

 

O Neuroblog elencou algumas dessas pinturas “sinestésicas” com os respectivos links para os clipes audiovisuais nas redes sociais. Confira abaixo!

 

Jimi Hendrix – Little Wing

Jimi Hendrix – Little Wing

 

John Lenon – Imagine

John Lennon - Imagine

 

Led Zeppelin – Since I’ve Been Loving You

Led Zeppelin – Since I've Been Loving You

 

John Mayer – Gravity

John Mayer – Gravity

 

Smashing Pumpkins – Tonight, Tonight

Tonight, Tonight - Smashing Pumpkins