Conseguiu localizar o gato na ilustração acima?
Muitas pessoas têm se sentido frustradas ao serem incapazes de localizar o gato na ilustração do artista Gergely Dudás, também conhecido como Dudolf.
Esse desafio foi publicado na página do Facebook de Dudolf e se tornou viral, assim como outras ilustrações, como por exemplo, o desenho que te desafia a localizar um urso panda no meio de vários bonecos de neve.
Essas imagens geraram milhares de comentários, mostrando que muitas pessoas têm apresentado dificuldade para encontrar o gato ou o urso panda. Um usuário relatou que levou 5 minutos para localizar o urso e mais de 15 minutos de tentativas frustradas de localizar o gato em meio às corujas. Outro usuário confessou ter pedido ajuda da filha para conseguir realizar o desafio.
Mas qual a causa de tudo isso? Muito provavelmente, essa dificuldade encontrada deve estar relacionada à forma com que o cérebro processa imagens, ao identificar padrões e começar a preencher automaticamente os espaços da visão periférica. Isso dificulta e muito a localização de detalhes mais sutis ou irregularidades no nosso campo de visão, pois requer que você foque diretamente nesses elementos. Isso significa que você só vai enxergar o gato se você olhar diretamente para ele.
Outra explicação pode ser também relacionada ao seu campo útil de visão – que é a área onde você consegue enxergar detalhes com rapidez e precisão enquanto olha para frente -, se ele é mais estreito ou mais largo. Infelizmente, à medida que envelhecemos esse campo útil tende a diminuir. Entretanto, há exercícios cognitivos cientificamente testados em nossa plataforma online para condicionar seu cérebro a aumentar o seu campo de visão útil.
Mas onde está o gato? Nós não vamos revelar a posição exata do bichano, mas aqui vai uma dica: Gatos não têm bicos. Corujas também não usam chapéu nem gravata borboleta, mas isso não impediu o artista de fazer essa ilustração.
E aí? Achou o gato?