16 de Abril, 2015 – Fãs da série de TV da HBO, que entrou em sua 5ª temporada nesta semana, sabem do que estamos falando. Hodor, personagem famoso que consegue falar apenas a palavra que lhe denomina: “Hodor”.
Intencionalmente ou não, o autor dos livros da saga Game of Thrones criou um personagem que é um exemplo clássico de uma pessoa portadora da doença neurológica chamada de Afasia de Expressão, ou Afasia de Broca.
De um modo geral, as pessoas com afasia de Broca (afasia de expressão) entendem o que se lhes diz e sabem como devem responder, mas têm dificuldades em exprimir as palavras. As suas palavras articulam-se lentamente e com grande esforço e são frequentemente interrompidas por algumas sem sentido.
Uma lesão que afete ao mesmo tempo o lobo temporal esquerdo e o frontal pode inicialmente causar o emudecimento quase total. Durante a recuperação desta afasia completa (global), a pessoa tem dificuldades em falar (disfasia), em escrever (agrafia ou disgrafia) e em compreender as palavras.
A causa mais comum de afasia expressiva é o AVC, que ocorre quando um coágulo bloqueia o sangue de um dos vasos no cérebro, resultando em danos nos tecidos devido à falta de oxigênio.
Estima-se que afasia expressiva ocorre em 12% dos pacientes com AVC, enquanto cerca de 35% dos pacientes com AVC sofrem de alguma afasia de linguagem.
A afasia expressiva também pode ser causada por um tumor, hemorragia, hematoma no revestimento de membrana do cérebro, ou traumatismo craniano.
Sabemos que Hodor é um exemplo extremo da Afasia de Broca, mas afinal de contas, qual é a história dele? Será que ele levou uma pancada na cabeça ou sofreu um acidente vascular cerebral? O que aconteceu de fato? Talvez a série algum dia nos responda e mate de vez a nossa curiosidade.
Fontes científicas: Manual Merck de Medicina.