Retrato da pirâmide etária no Brasil exibido durante a palestra do médico e neurocientista Rogério Panizzutti, na sede da Ambep: a inversão da base nas próximas décadas exigirá mais atenção e cuidados com a saúde mental
Em teleconferência no último dia 31, o fundador da NeuroForma®️, médico e neurocientista, Rogério Panizzutti, deu início à implantação do programa de treino cognitivo digital para jovens aprendizes no Instituto Ramacrisna, sediado em Minas Gerais. Em outra palestra, proferida no dia 23 de agosto, o Dr. Panizzutti apresentou a tecnologia de treinamento cerebral para melhoria das funções cognitivas à diretoria da Ambep – Associação de Mantenedores Beneficiários da Petros, com sede no Rio – que reúne mais de 30 mil associados em todo o país.
“Estamos muito animados em oferecer o treinamento cognitivo para pessoas de todas as idades: crianças em situações clínicas, jovens e adultos de idades mais avançadas. As pesquisas científicas vem demonstrando cada vez mais benefícios do nosso programa de treinamento tanto em condições clínicas, quanto para pessoas saudáveis em busca de melhoria das capacidades cognitivas para a saúde e qualidade de vida”, ressalta o fundador da NeuroForma®️.
O projeto piloto no Instituto Ramacrisna reúne 50 alunos do Projeto Jovens Aprendizes que visa capacitá-los e facilitar à inserção no mercado de trabalho. Conforme a adesão, a ideia é que o projeto seja estendido aos mais de 700 jovens que participam desse projeto na entidade mineira até o final de 2020. Já a oferta do programa de treino cognitivo digital ao membros da Ambep está prevista para começar até o final de 2019.
Durante a palestra na Ambep, no Centro do Rio de Janeiro, o médico e professor ressaltou que a pirâmide etária no Brasil está invertendo nas próximas décadas, o que exigirá mais atenção e cuidados com a saúde mental.
“Além da população brasileira estar envelhecendo, temos a perspectiva de maior longevidade com o avanço da medicina e das novas tecnologias. Hoje disponibilizamos no Brasil e países de língua portuguesa, uma ferramenta única de treino cerebral baseada em neuroplasticidade que possui mais de 100 evidências científicas e uma série de benefícios para a saúde do cérebro – inclusive a redução de 29% do risco de desenvolvimento de demências para quem utiliza. É fácil de acessar, práticar por ser totalmente online” , resume o Dr. Panizzutti.
Para quem ainda não conhece, a plataforma de treino cognitivo digital pode ser acessada através do endereço neuroforma.brainhq.com