NeuroForma no GeriatRio

geriatrio

A NeuroForma®️ participa da 10ª edição do Congresso GeriatRio que começa nesta quinta-feira (31/10) e vai até o dia 02/11 no Hotel Windsor Barra, reunindo médicos, pesquisadores, cientistas, entre outros profissionais da área de medicina e geriatria. Em estande montado no evento, os participantes poderão conferir de perto as ferramentas de treino cognitivo cientificamente testado que a empresa disponibiliza para a população brasileira.

No sábado (02/11), o fundador da NeuroForma®️, médico, PhD e neurocientista, Rogério Panizzutti, irá apresentar os primeiros resultados do treino cognitivo digital no Brasil, fruto de trabalho de pesquisa científica em parceria com a PUC e a UFRJ, onde leciona. A sessão oral será na Sala 5, das 9h20 às 10h40.

O GeriatRio acontece a cada 2 anos e está em sua décima edição, sempre com o propósito de proporcionar uma atualização científica sobre assuntos contemporâneos. O tema do congresso neste ano será “O envelhecimento hoje e amanhã: a sociedade em transformação”. Em pauta, o futuro e a necessidade de mudanças urgentes.

O Hotel Windsor Barra fica na Avenida Lúcio Costa 2.630, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Inscrições podem ser feitas no local.

BENEFÍCIOS DO TREINO COGNITIVO DIGITAL

Nos EUA, o estudo ACTIVE (Advanced Cognitive Training for Independent and Vital Elderly) resultou em uma ampla gama de benefícios para os participantes do treino cognitivo digital. O ensaio clínico randomizado recrutou idosos em seis áreas metropolitanas dos EUA. Os participantes (n=2.832) foram randomizados para um de quatro grupos: treino de memória, treino de raciocínio (resolução de problemas), treino de velocidade de processamento (digital) ou controle. O treino foi conduzido com pequenos grupos, em 10 sessões de 1 hora, divididas em 5 a 6 semanas. Desfechos cognitivos e funcionais foram avaliados nos tempos 1, 2, 3, 5 e 10 anos. Após 10 anos, os participantes alocados para treino de raciocínio e velocidade de processamento obtiveram desempenho cognitivo superior aos participantes alocados para o grupo controle. O treino de memória manteve benefício significativo até 5 anos, mas não após 10 anos. Os três grupos submetidos ás intervenções apresentaram menor declínio funcional relatado quando comparados ao grupo controle (treino cognitivo digital). O benefício funcional manteve-se após 10 anos.

Fonte: Rebok GW et al. Ten-Year Effects of the Advanced Cognitive Training for Independent and Vital Elderly Cognitive Training Trial on Cognition and Everyday Functioning in Older Adults. J Am Geriatr Soc. 2014 [Epub ahead of print] http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24417410