A primeira infância é um período crítico para o desenvolvimento cerebral do ser humano. Nesse momento, uma vida saudável pode impulsionar a cognição e o bem-estar durante outros períodos da vida, como a adolescência e a vida adulta. Também pode proporcionar resiliência em momentos de estresse.
Agora, um estudo publicado na revista Psychological Medicine constatou que crianças que lêem por prazer no início da infância tendem a ter melhor saúde mental e desempenho cognitivo durante a adolescência.
Pesquisadores do Reino Unido e da China analisaram dados do projeto de Desenvolvimento Cognitivo e Cerebral do Adolescente (ABCD). Este é um programa de pesquisa dos EUA com mais de 10 mil participantes de diferentes etnias e status socioeconômicos.
Entre os jovens analisados, aproximadamente metade começou a ler cedo na infância. Por outro lado, a outra metade não tinha o hábito ou começou com ele mais tarde na vida.
Além dos hábitos de leitura, os pesquisadores também analisaram entrevistas clínicas, testes cognitivos, avaliações mentais e comportamentais e varreduras cerebrais.
O objetivo era comparar os resultados daqueles que começaram a ler por prazer entre 2 e 9 anos com aqueles que começaram a ler mais tarde – ou que ainda não tinham esse hábito.
Como resultado, o estudo descobriu que a leitura por prazer na primeira infância estava relacionada a melhores pontuações em avaliações de cognição.
As crianças que leem por prazer também tinham áreas de superfície cortical maiores em várias regiões do cérebro, incluindo as áreas frontais – e elas estão relacionadas à cognição e saúde mental.
O quadro também tinha ligação com melhores comportamentos na adolescência. As crianças que começaram a ler cedo se desenvolveram com mais atenção na escola, menos agressividade e quebra de regras.
A leitura por prazer na infância também estava associada a menos problemas de saúde mental, como depressão e estresse. Outro ponto importante é que essas crianças também gastavam além de menos tempo gasto em dispositivos eletrônicos.
A leitura impulsionando a cognição
Já se sabe que a aprendizagem de linguagem é um fator essencial no desenvolvimento saudável do cérebro. A leitura e a discussão de livros faz parte desse processo.
Além disso, a leitura também é um bloco de construção para o sistema cognitivo. É importante para funções como a memória, o planejamento e o autocontrole, além da inteligência social.
Dessa forma, incentivar a leitura em crianças pequenas poderia, por exemplo, ajudar a neutralizar alguns dos efeitos negativos do desenvolvimento cognitivo delas durante os bloqueios da pandemia de Covid-19.
Em geral, as descobertas também têm importantes implicações para pais, educadores e formuladores de políticas públicas na promoção da leitura por prazer em crianças pequenas.
Posteriormente, no futuro, os pesquisadores pretendem realizar investigações com dados de outros países, incluindo aqueles em desenvolvimento.
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Fonte: Gizmodo