Novos insights sobre o funcionamento do cérebro humano. As últimas descobertas sobre as funções mentais – dos sentimentos, da consciência e da tomada de decisões à criatividade expressa nas artes, ciências e tecnologia. Esses e muitos outros temas relacionados estão sendo debatidos no BrainSpace, da Rio2C 2019, que acontece durante toda a semana na Cidade das Artes (RJ). O médico e neurocientista, Rogério Panizzutti, participa do evento nesta quinta-feira palestrando sobre APRIMORAMENTO COGNITIVO e, no próximo sábado (27/04), com a palestra GAMES X DEMÊNCIA, às 15h. No BrainSpace, da Rio2C 2019, ainda serão explorados diversos outros temas como ALZHEIMER & MEMÓRIA, CRIATIVIDADE & DEPRESSÃO, CÉREBRO & APRENDIZAGEM, MEDO & ANSIEDADE. O evento, que reúne as maiores mentes da inovação e criatividade do Brasil e do mundo, termina no próximo dia 28.
Na palestras, o médico Rogério Panizzutti – que também é professor da UFRJ e fundador da NeuroForma Tecnologias – fala sobre o custo da global da demência (que hoje chega a US$ 1 trilhão de dólares, segundo a OMS, incluindo custos médicos diretos, assistência social, cuidadores, etc) e sobre o trabalho com headgames cientificamente testados para o aprimoramento cognitivo que estudos e pesquisas vem demonstrando reduzir em até 48% o risco de desenvolvimento de demências.
– A partir de avaliações feitas antes e depois da prática desses exercícios para o cérebro cientificamente desenvolvidos, estamos observando ganhos entre os participantes principalmente na capacidade de atenção. O domínio da atenção é fundamental para se ter uma boa memória. Uma boa memória e atenção são importantes para a inteligência, para a socialização e por aí vai – comentou Rogério Panizzutti em recente entrevista ao Jornal da Band.
Em 2017, as Academias Nacionais de Ciência, Engenharia e Medicina dos EUA publicaram uma revisão dos 3 (três) principais fatores para retardar ou impedir o declínio das funções cognitivas: manutenção da pressão arterial, a prática de exercícios físicos e, pela primeira vez, a prática de exercícios para o cérebro cientificamente testados. Neste ano, também pela primeira vez, a Academia Americana de Neurologia colocou o treinamento cerebral, além do exercício físico, entre as recomendações clínicas para pessoas com comprometimento cognitivo leve.
Em 2018, foi publicada uma revisão do Estudo Active – que acompanhou cerca de 2,8 mil pessoas nos EUA durante 10 anos de pesquisa – verificando que, entre os praticantes do treino de velocidade cerebral da plataforma de treino cerebral BrainHQ, houve redução de 29% a 48% do risco de desenvolvimento de demências, além da diminuição dos sintomas da depressão, melhorias generalizadas das atividades da vida diária, entre uma série de outros benefícios.
A NeuroForma Tecnologias, startup apoiada pela Faperj, disponibiliza no Brasil e países de língua portuguesa a versão online da plataforma BrainHQ com mais de 25 ´headgames´ cientificamente testados, além de diversos cursos de aprimoramento cognitivo.
Comece a praticar nossos headgames cientificamente testados hoje mesmo em neuroforma.brainhq.com !