Não faltam pesquisas científicas concentradas em entender os mistérios do cérebro. Mas muito se questiona sobre o desenvolvimento do órgão, e uma questão que paira no ar, é se ele para de se desenvolver quando a pessoa chega aos 25 anos.
Segundo um artigo publicado no periódico Dovepress, a noção de que o desenvolvimento do cérebro não está completo até os 25 anos de idade refere-se especificamente ao córtex pré-frontal, que faz parte do lobo frontal e é responsável pelo controle e inibição cognitiva.
Os especialistas apontam que a área se torna mais desenvolvida na adolescência, mas são os adultos se beneficiam de um córtex pré-frontal bem desenvolvido, o que permite executar melhor as habilidades que exigem aprendizado, foco e memória.
No entanto, os próprios pesquisadores ressaltam que o cronograma de desenvolvimento do córtex pré-frontal dorso-lateral varia muito entre os indivíduos, e ainda não se sabe a razão.
O que os cientistas sabem é que as mudanças são muito mais rápidas no início do desenvolvimento, enquanto nas fases posteriores da vida as mudanças são mais sutis e graduais. No entanto, é “muito improvável” que possa haver um cronograma para o desenvolvimento do cérebro ao longo da vida.
A comunidade científica também descobriu que, dependendo de qual propriedade cerebral se mede, há picos em certas idades em que a propriedade atinge seu máximo, mas mudanças ainda acontecem após esse período.
Aos 25 anos, muitas regiões cerebrais diferentes terão atingido seu volume máximo. No entanto, isso não significa absolutamente que o cérebro deixa de mudar, nem significa que até esse ponto o cérebro não seria capaz de funcionar em um nível desenvolvido. De qualquer forma, ainda há muita pesquisa a ser feita.
A plataforma de treinamento cognitivo digital da NeuroForma oferece exercícios que ajudam a sintonizar o seu cérebro. Treinos de concentração, de rapidez de raciocínio, de habilidades sociais, de inteligência e de orientação espacial. Acesse e confira AQUI.
Fonte: Dovepress, American Psychological Association, Death Penalty Information Center, IFL Science