Alzheimer, Sono, Sol e Dieta

post4

 

22 de Abril, 2015 – Um novo estudo de pesquisadores holandeses relaciona a perda de sono com o Mal de Alzheimer. Nesse estudo, foi descoberto que até mesmo aquela noite de sono mal dormida ou perdida é suficiente para que haja uma maior produção de uma substância chamada beta amiloide.

 

Mas o que são essas beta amiloides?

 

São proteínas produzidas normalmente no cérebro. Já existem evidências de que pequenas quantidades dessas proteínas são necessárias para manter os neurônios saudáveis. O problema é que uma noite mal dormida produz uma grande quantidade dessas proteínas, que se acumulam e se agregam na forma de “placas” no cérebro, causando a alteração de sinapses. Essas placas são características marcantes do Mal de Alzheimer.

 

Já se sabe que o sono é essencial para que o cérebro possa eliminar os metabólitos (“lixo” produzido) provenientes da atividade das células neuronais, incluindo a beta amiloide. Dessa maneira, quando você não dorme bem, o seu cérebro não consegue eliminar todo esse lixo celular e a beta amiloide começa a se acumular. É claro que o sono é apenas um fator de risco em potencial para o acúmulo dessa substância, que é apenas um dos vários aspectos do Mal de Alzheimer. Portanto, não é prudente considerar que o sono de má qualidade faz com que uma pessoa tenha alto risco de desenvolver Alzheimer!

 

Mas quais providências podemos tomar para evitar o excesso de beta amiloide no cérebro?
O segredo pode estar na sua dieta e outros hábitos saudáveis como pegar sol (nos horários corretos) para produção de vitaminas pelo corpo. Veja abaixo alguns compostos encontrados em alimentos que podem diminuir efetivamente o acúmulo de beta amiloide no cérebro:

  • CURCUMINA: Substância presente no Açafrão-da-Índia. Alguns cientistas argumentam que, comparado com outros países, a Índia possui menores índices de demência e Alzheimer devido ao grande uso desse tempero pela sua população.
  • VITAMINA D3: Ajuda o cérebro na “limpeza” de placas de beta amiloide. Essa vitamina é em sua maior parte sintetizada através da pele, quando exposta moderadamente ao sol, mas também pode ser encontrada em alguns alimentos como gema de ovos, queijo e fígado.
  • ÁCIDOS GRAXOS – ÔMEGA 3: Também são indicados. São encontrados em peixes de águas frias como por exemplo, o salmão selvagem, anchovas, sardinhas e trutas, assim como também em nozes, ovos e sementes de linhaça.
  • OLEOCANTHAL: Composto presente no azeite de oliva. Já foram descobertas evidências que ele ajuda a remover as placas de beta amiloide do cérebro de ratos.

O que mais que eu posso fazer para manter meu cérebro saudável?
Além de uma dieta balanceada e de exercícios físicos, você também pode “malhar” seu cérebro! Em nossa plataforma on-line BrainHQ você encontrará exercícios que podem ajudar a melhorar a sua velocidade de raciocínio, memória, atenção e muito mais. Todos os exercícios foram desenvolvidos e testados por neurocientistas de vários centros internacionais de ensino e pesquisa. Faça uma conta gratuita em br.brainhq.com e teste agora mesmo nossos exercícios.