Ler é uma atividade com múltiplos benefícios, pois pode reduzir o estresse, melhorar o vocabulário, a memória, a concentração e até prevenir o declínio cognitivo. Além disso, a leitura pode ajudar a dormir muito melhor. De acordo com um artigo da Healthline, revisado clinicamente pela enfermeira Debra Sullivan, ler pode promover um estado mental mais relaxado e tranquilo.
Um estudo publicado no periódico científico Trials pediu a 496 participantes que lessem um livro na cama antes de dormir e a outros 496 que não o fizessem. Após uma semana, 42% dos leitores sentiram que seu sono havia melhorado. Por outro lado, apenas 28% dos não leitores relataram dormir melhor.
Da mesma forma, segundo uma pesquisa realizada em fevereiro de 2023 pelo The Sleep Doctor, 41,3% dos adultos nos Estados Unidos incluem a leitura em sua rotina noturna, dedicando em média 36 minutos à leitura em mais de quatro noites por semana.
Embora a quantidade total de sono não varie entre aqueles que leem antes de dormir e os que não leem, os leitores têm 15,1% mais chances de qualificar seu sono como “excelente”. Além disso, 9,9% dos que leem todas as noites antes de dormir dormem 28 minutos há mais por semana do que a média.
No entanto, é importante escolher um livro relaxante, pois, se for muito interessante, emocionante ou estressante, pode causar o efeito contrário.
“Com a ficção, você não é introspectivo nem utiliza muita capacidade intelectual, podendo ser mais relaxante. Com a não ficção, a experiência pode se tornar mais reflexiva e alerta”, explicou o médico do sono Michael J. Breus ao The Sleep Doctor.
Os pesquisadores concluíram que ler um livro na cama antes de dormir “melhorou a qualidade do sono, em comparação com não ler um livro na cama”.
Quanto tempo se deve ler antes de dormir para desconectar o cérebro e descansar profundamente?
Segundo especialistas, o ideal é dedicar entre 20 e 30 minutos à leitura antes de dormir, pois isso ajuda a relaxar a mente sem impactar significativamente o tempo de descanso.
No entanto, esse intervalo pode ser ajustado segundo as necessidades pessoais. Se perceber que o sono chega antes ou que precisa de mais tempo para se desconectar, ajuste o hábito de forma que seja mais confortável.
A plataforma de treinamento cognitivo digital da NeuroForma oferece exercícios que ajudam a sintonizar o seu cérebro. Treinos de concentração, de rapidez de raciocínio, de habilidades sociais, de inteligência e de orientação espacial. Acesse e confira AQUI.