Praticar BrainHQ reduz risco de envolvimento em acidentes de trânsito

screenshot_2

Pesquisadores da Posit Science – empresa pioneira no desenvolvimento de headgames – apresentaram recentemente uma série de dados coletados com universidades e duas grandes seguradoras de automóveis em testes de campo nos EUA, mostrando que a prática dos headgames (exercícios para o cérebro cientificamente desenvolvidos) reduziu em pelo menos 36% o risco de envolvimento de acidentes e reivindicações de sinistros nos seguros de automóveis.

“Havia muita discussão no campo científico sobre se os benefícios do treino cerebral no computador pode ser transferido para a vida real”, lembra o Dr. Henry Mahncke. “Com os resultados das duas seguradoras aliados a uma série de pesquisas e estudos científicos – cada qual mostrando que o nosso treinamento cerebral on-line reduziu significativamente o número de acidentes entre os praticantes – agora está claro que o tipo certo de treino pode oferecer benefícios significativos no mundo real”, completou o médico e CEO da Posit Science.

Nos testes de campo da pesquisa, motoristas com idades mais avançadas treinaram com os headgames da plataforma BrainHQ por até 10 horas durante várias semanas em seus próprios computadores domésticos. Análises de dados compararam o número de sinistros e envolvimento em colisões antes e depois do treinamento, bem como a comparação com um grupo de controle correspondente .

Os testes de campo duraram mais de três anos e acompanharam mais de 10 mil pessoas que completaram o programa de treinamento on-line BrainHQ. Ao treinar o cérebro a processar informações visuais com mais rapidez e precisão, os motoristas melhoraram seu campo útil de visão (UFOV) – um termo que os cientistas usam para descrever a quantidade de informação visual que pode ser obtida com um único olhar. Com a idade, a UFOV normalmente diminui – fazendo com que os motoristas percam eventos rápidos em sua visão periférica que possam alertá-los sobre situações de direção perigosa.

Campo de visao util

 

 

 

 

 

Os novos testes de campo se baseiam em evidências de vários ensaios clínicos randomizados realizados por pesquisadores de universidades americanas, mostrando que os headgames melhoram a UFOV e a segurança na direção. Estes estudos e pesquisas mostraram que as pessoas que praticam os games cientificamente desenvolvidos da plataforma BrainHQ fazem 36-38% menos manobras perigosas enquanto dirigem, além de melhorar o tempo de reação em média em 6,7 metros a 88km/h. E mais: os motoristas pesquisados mantiveram sua segurança de condução e independência, mesmo com o passar da idade.

Outra grande pesquisa nos EUA, o ACTIVE Study – envolvendo mais de 2.800 pessoas – já havia mostrado que o treinamento de velocidade de processamento cerebral de BrainHQ (em especial o headgame  Decisão Dupla), reduziu os índices de acidentes em 48% em comparação com o grupo de controle da pesquisa.

Os headgames utilizados nos ensaios de campo são desenvolvidos pela Posit Science e disponibilizados no Brasil pela NeuroForma Tecnologias, a partir de R$ 29,90 mensais (assinatura anual com acesso completo à plataforma neuroforma.brainhq.com) .