Departamento de Defesa dos EUA usa plataforma BrainHQ

11165694

De olho nos recentes avanços na área da neurociência, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos disponibilizou para todos os membros das Forças Armadas acesso a treinamentos cerebrais computadorizados cientificamente testados. A plataforma utilizada é a BrainHQ, desenvolvida pela Posit Science (EUA/Califórnia) e disponibilizada nos países de língua portuguesa pela NeuroForma Tecnologias. Os exercícios podem ser feitos via web (on-line), em computadores pessoais ou dispositivos mobiles (telefones e tablets).

“A saúde do cérebro nas forças armadas não se trata apenas de se recuperar de uma lesão cerebral, mas também da prontidão mental de nossas tropas e sua resiliência sob condições extremamente desafiadoras”, afirma o coronel Dallas Hack, médico e autor do Plano de Ação Nacional de Pesquisa em Saúde Mental e Lesões Cerebrais Traumáticas da Casa Branca. “Fico feliz em ver que uma solução baseada em evidências científicas foi selecionada e essa parceria deve permitir que todas as instalações militares e centros médicos tenham acesso ao programa de treino.”

A plataforma BrainHQ contém dezenas de exercícios cerebrais que desafiam os usuários a pensar mais rápido, melhorar a concentração e afiar a memória, e é validada por mais de 100 artigos e publicações  científicas especializadas. Nesses estudos e pesquisas, o treinamento melhorou o desempenho em medidas padrão de cognição (velocidade, atenção e memória), medidas padrão de qualidade de vida (humor, confiança e qualidade de vida relacionada à saúde) e habilidades gerais (equilíbrio e orientação).

“A segurança de nossa nação depende de o nosso pessoal estar no lugar certo, na hora certa, com as qualidades e capacidades certas para proteger nossos recursos”, diz Kristen Campbell, chefe da Divisão de Bibliotecas da Força Aérea. “Escolhemos a plataforma BrainHQ para ajudar os membros do serviço a aprimorar qualidades como aprendizagem, prontidão e resiliência ao longo da vida. O programa de treino cognitivo digital ajudará nosso pessoal a melhorar sua atenção, capacidade de tomar decisões e velocidade cognitiva. ”

Henry Mahncke, CEO da Posit Science, afirma que a empresa já está ajudando grupos em bases, instalações de treinamento e centros médicos a terem acesso à plataforma BrainHQ.

“Estamos engajados com dezenas de instalações militares em programas de treinamento e pesquisa visando minimizar os impactos do declínio cognitivo devido a lesões, envelhecimento e doenças mentais. O programa também ajuda os militares a alcançarem o desempenho máximo em suas funções”.

 

Fonte: GlobeNewswire