Treino no computador traz mais benefícios que palavras cruzadas

media-bn-play

 

O estudo conhecido como IHAMS foi o primeiro a demonstrar que o treino cognitivo computadorizado traz um desempenho melhor que palavras cruzadas

 

Pesquisadores da Universidade de Iowa relataram, em artigo publicado na revista científica PLOS ONE, a descoberta de que um grupo de pessoas que praticou exercícios cognitivos computadorizados por apenas 10 horas obteve ganhos significativamente superiores nas funções cognitivas em relação a outro grupo que exercitou o cérebro somente com as tradicionais palavras cruzadas. O estudo comparou usuários mais velhos com mais jovens, usuários sozinhos em casa com usuários num ambiente clínico supervisionado, bem como usuários que praticaram os exercícios de fitness cerebral por tempos variáveis.

 

Concepção do Estudo e Objetivos

 

Liderado pelo pesquisador Fred Wolinsky, P.h.D. do Departamento de Gestão e Políticas de Saúde da Universidade de Iowa, o IHAMS foi planejado para superar as limitações do estudo ACTIVE (cujos participantes tinham 65 anos de idade ou mais), ao incluir participantes mais jovens (50 anos ou mais).

Os 681 participantes do IHAMS foram distribuídos aleatoriamente em quatro grupos: o primeiro recebeu 10 horas de treinamento cognitivo no local com um exercício da plataforma BrainHQ que melhora a velocidade de processamento e de campo útil de visão (o exercício Dupla Decisão, originalmente desenvolvido com financiamento dos Institutos Nacionais de Saúde e que está agora comercialmente disponível em nossa plataforma on-line).

Outro grupo recebeu enigmas de palavras cruzadas, enquanto os outros grupos separados praticaram o exercício Decisão Dupla em diferentes contextos – por conta própria em casa, em ambiente supervisionado, e ainda em ambiente supervisionado com quatro horas extras de treinamento. Os pesquisadores também compararam os participantes com idades entre 50 e 64 contra aqueles com idade igual ou maior que 65 anos. Todos os grupos foram avaliados antes do início do estudo, com 6 a 8 semanas durante o estudo e, em seguida, aos 12 meses após o término do mesmo.

O estudo IHAMS tinha vários objetivos, um dos quais foi determinar se o treinamento cerebral era superior às atividades “padrão” para a melhoria cerebral – neste caso, enigmas de palavras cruzadas. “Houve um debate na comunidade científica sobre a eficiência de funcionamento do treinamento cerebral computadorizado comparado à outras atividades mentais de lazer, como aprender uma nova língua ou fazer palavras cruzadas”, lembra o Dr. Fred Wolinsky. “Este estudo demonstra claramente que o uso de exercícios especialmente projetados para fins de fitness cerebral – como os exercícios de velocidade de processamento da plataforma BrainHQ – dão mais trabalho, mas são muito mais eficazes na melhoria da função cognitiva do que outros jogos ou atividades recreativas”, completa John W. Colloton, então presidente em Gestão e Políticas de Saúde da Universidade de Iowa.

 

Resultados melhores

 

Os resultados iniciais mostraram que os participantes que usaram o exercício da plataforma BrainHQ™ exibiram melhorias significativamente superiores em suas capacidades cognitivas – através de vários testes neuropsicológicos de funcionamento cognitivo – em relação aos participantes que treinaram só com as palavras cruzadas. As melhorias nas funções cognitiva foram as mesmas, tanto com a prática dos exercícios no contexto clínico monitorado ou na casa do participante. Estas mudanças positivas foram observadas em menos de 8 semanas e foram mantidas ao longo de 12 meses. O sub-grupo de participantes que recebeu treino extra de quatro horas obtiveram ganhos ainda maiores.

As melhorias para os participantes mais jovens eram tão grandes quanto aquelas para os participantes mais velhos, indicando que o treinamento cerebral pode e deve ser iniciado o mais cedo possível. Mas o mais surpreendente na pesquisa foi o fato de as pessoas que fizeram os exercícios por conta própria em casa terem se saído tão bem quanto as pessoas que os fizeram sob supervisão (contexto clínico). Isso indica que o treinamento pode ser amplamente implantado via on-line e com baixo custo.

Saiba mais sobre o exercício Dupla Decisão