Reconhecimento
Pratique Agora!
Às vezes é muito embaraçoso quando não reconhecemos alguém a quem já fomos apresentados — ainda mais quando a pessoa se lembra de você. Lembrar-se dos outros é algo importante para o seu trabalho e outras atividades — por exemplo, caso você seja um médico ou enfermeiro e queira se lembrar dos pacientes, um técnico ou vendedor que precisa acompanhar clientes em potencial, ou em qualquer uma entre milhões de situações: esquecer um rosto pode ser particularmente problemático.
Se isso soa familiar, Reconhecimento é o exercício certo para você.
Para reconhecer rostos, o cérebro segue um fluxo visual. Esse fluxo se inicia com informações visuais básicas (que podem ser exercitadas em também em outros exercícios da nossa plataforma como Ondas Visuais), e termina na “área fusiforme da face” – uma parte do cérebro que, segundo muitos pesquisadores, é dedicada ao reconhecimento facial. Este exercício foi desenvolvido para ativar e melhorar ao máximo o desempenho da área fusiforme da face, exibindo rapidamente um rosto e então pedindo que você identifique essa pessoa entre uma seleção de rostos.
A dificuldade do exercício evolui de muitas maneiras, com o objetivo de incentivar a área fusiforme da face a reconhecer rostos sob circunstâncias cada vez mais difíceis. Veja como:
- O ângulo do rosto muda. No início, você faz a correspondência entre um rosto de frente e o mesmo rosto, também de frente. Depois, você terá que fazer a correspondência entre um rosto de frente e um de perfil ou num ângulo de 45º.
- As opções de rostos a escolher aumentam de 3 até 6.
- No início, são exibidos ao mesmo tempo rostos de homens e mulheres. Nos níveis mais avançados, todos os rostos são do mesmo gênero, dificultando a tarefa de diferenciá-los.
Conforme seu desempenho melhora, os rostos aparecem na tela por cada vez menos tempo, exigindo que seu cérebro identifique rapidamente as características distintivas de cada rosto.
O objetivo de Reconhecimento é desafiar seu sistema visual constantemente, em particular a área fusiforme da face, de forma a aguçá-lo e fortalecê-lo. O resultado: melhor reconhecimento facial para que você saiba quem é quem e evite momentos embaraçosos.
Reconhecimento em poucas palavras
Tarefa | Objetivo | Evolução | Pontuação |
Observar um rosto sendo exibido rapidamente na tela e identificá-lo em seguida. | velocidade de processamento visual;
Reconhecimento facial; |
O ângulo dos rostos muda;
As opções de rostos a escolher aumentam; O gênero dos rostos exibidos se torna o mesmo. |
Os pontos são marcados em milissegundos.
Conforme você melhorar, os rostos na tela piscarão por menos milissegundos. Uma pontuação menor é melhor! |