O Dr. Merzenich fala sobre sua inspiração para criar o BrainHQ, o que diferencia seu programa de treinamento cerebral e muito maiis.
O que o inspirou a criar o programa de treinamento cerebral BrainHQ?
Eu estava interessado em como o cérebro é responsável pela nossa identidade. Essa foi minha principal motivação para seguir uma carreira de pesquisa em ciências do cérebro e neurociência. No início da minha carreira científica, comecei focando no cérebro auditivo (como ouvimos e interpretamos o que ouvimos) e comecei a fazer experimentos.
Percebi que a forma convencional de pensar sobre o cérebro — que o cérebro era plástico (ou seja, adaptável e moldável) quando você era bebê e basicamente atingia sua forma permanente por volta dos dois ou três anos de idade — simplesmente não se ajustava à forma como o cérebro auditivo estava organizado.
Durante esse mesmo período, me envolvi e liderei uma equipe de pesquisa que criou um dos primeiros implantes cocleares. Criamos dispositivos nos quais podíamos fornecer informações adequadas para o indivíduo, para que ele pudesse interpretar o que a linguagem que estava ouvindo seria. E ficamos chocados ao ver que dois, três ou quatro meses depois, eles podiam entender tudo sem nenhuma instrução.
Percebemos que o cérebro adulto também era plástico — o que significava que o tipo certo de exercícios cerebrais poderia realmente reprogramar o cérebro, melhorando a velocidade, a memória e outras habilidades cognitivas, além de melhorar a saúde biológica do cérebro. E assim comecei a fazer experimentos para avaliar essa possibilidade.
Como sua equipe desenvolve os exercícios do BrainHQ?
Existem várias habilidades, ou capacidades, ou dimensões das suas operações que precisam ser refinadas. E há uma literatura relativamente ampla em psicofísica — o estudo da percepção e reconhecimento humanos — na qual nos baseamos. Então, criamos tarefas que realmente aplicam essas regras de plasticidade cerebral para que possamos promover melhorias de forma eficiente na “máquina” do cérebro.
Os exercícios do BrainHQ mudam com base nas suas habilidades?
Sim. Cada exercício cerebral basicamente estabelece qual é o seu nível de desempenho e, em seguida, tenta aumentar seu desempenho dia após dia, ciclo após ciclo, para um nível de desempenho cada vez mais alto. Isso acontece até que você esteja idealmente bem acima da média em tudo o que faz. Talvez você esteja indo bem. Bem, você pode fazer melhor. Talvez você esteja realmente lutando. Bem, você pode voltar para a faixa normal e, eventualmente, se tornar acima da média novamente.
Como você sabe que os exercícios são eficazes?
Em ensaios clínicos randomizados controlados, a estratégia foi avaliada em comparação com outras estratégias alternativas. O que é relatado com as pessoas aleatoriamente designadas para esses grupos é que você está promovendo mudanças no cérebro que são diferentes e de maior magnitude.
Pesquisadores observam que a neurologia está mudando de maneiras que explicam essas melhorias no desempenho. Isso foi feito repetidamente em vários estudos. Em centenas de relatórios, você encontrará esse resultado.
O que diferencia o BrainHQ de outros programas de treinamento cerebral?
Em primeiro lugar, ele é validado. Nenhuma outra estratégia de treinamento cerebral tem algo próximo ao nível de validação científica. Centenas de ensaios de pesquisa foram publicados mostrando os benefícios do uso do BrainHQ, e centenas mais estão em andamento.
E o BrainHQ é baseado em neurociência. Ou seja, é baseado em uma compreensão mais completa do que chamamos de sistema nervoso integrado do que a maioria das outras abordagens. Existem outras coisas que são úteis. Mas eu acho que o BrainHQ é o programa mais completo, mais eficaz e certamente o mais fortemente validado desse tipo.
Por que o treinamento cerebral é tão importante para os adultos mais velhos?
A maioria de nós, de certa forma, entra em uma semiaposentadoria neurologicamente muito antes de realmente se aposentar do trabalho. Passamos tempo demais sentados, olhando para telas e não respondendo fisicamente. Passamos tempo demais basicamente inativos, do ponto de vista de engajar nosso cérebro para guiar nossas ações. De várias maneiras, estamos tentando viver a vida como se pudéssemos operar sem usar muito o cérebro.
Você usa pessoalmente o BrainHQ? Qual é o seu regime de treinamento cerebral?
Eu uso o BrainHQ, eu diria, cerca de um terço dos dias do ano. Eu comumente o uso por um período de cerca de seis semanas de cada vez. É episódico, mas quando o faço, tenho uma área de foco sempre que o uso.
Que outras atividades você gosta de fazer para se divertir e manter seu cérebro afiado?
Minha esposa diria que sou um homem de mil hobbies (alguns dos quais envolvem tomar conta da cozinha), mas o que ela realmente quer dizer é que estou constantemente tentando melhorar minhas habilidades operacionais no mundo.
Faço muitos picles, geléias e frutas secas, além de outros alimentos conservados a partir das coisas que cultivo em meu jardim, tenho abelhas e colho seu mel, faço muitos quebra-cabeças (principalmente cenas bucólicas do campo), jogo com meus filhos e netos, construo móveis — isso é apenas uma lista inicial! Eu penso em como posso continuamente aprender e expandir meu engajamento cerebral na minha vida mais ampla, para que eu seja operacionalmente mais útil e mais eficaz.
O que mais as pessoas deveriam saber sobre o treinamento cerebral?
Todo mundo tem um cérebro que poderia ser mais forte, operacionalmente mais eficaz e saudável. Você tem o poder — porque seu cérebro é plástico — de se colocar em uma posição mais forte, segura e eficaz. E o que é mais importante na vida, em termos de garantir um futuro saudável, do que isso?
A plataforma de treinamento cognitivo digital da NeuroForma oferece exercícios que ajudam a sintonizar o seu cérebro. Treinos de concentração, de rapidez de raciocínio, de habilidades sociais, de inteligência e de orientação espacial. Acesse e confira AQUI.