Pilhas de Sílabas
Pratique Agora!Você já consultou um número de telefone na agenda e então se esqueceu de parte dele antes mesmo de acabar de discar?
Para nos lembrarmos de um telefone por tempo suficiente para discá-lo, dependemos da nossa memória de trabalho, uma memória de curtíssimo prazo (menos de um minuto) que costuma ser descrita como o “bloco de anotações” do cérebro. A memória de trabalho mantém à mão certas informações, como números, nomes ou outras, por tempo suficiente apenas para usá-las ou armazená-las. Por exemplo, a memória de trabalho é o que ajuda você a se lembrar da primeira metade de uma frase por tempo bastante para entender o final! Os processos cerebrais da memória de trabalho contribuem em muitos aspectos de comportamentos mais complexos. Por isso, aprimorar esses processos é um dos principais objetivos dos exercícios para o cérebro.
Pilhas de Sílabas é um exercício de “capacidade de memória sequencial” que aguça a memória de trabalho, exigindo que o cérebro se lembre de cada vez mais informações, que se tornam cada vez mais parecidas (ou seja, mais fáceis de serem confundidas pelo cérebro). Em Pilhas de Sílabas, você escuta uma série de sílabas e, em seguida, as repete em determinada ordem. O exercício muda conforme você avança, para oferecer desafio maiores ao seu cérebro:
- A quantidade de sílabas aumenta conforme seu desempenho na tarefa melhora. No início são duas sílabas, e depois essa quantidade aumenta.
- As sílabas são reproduzidas num intervalo cada vez menor, dando menos tempo para seu cérebro gravar cada uma.
- A entonação das sílabas gradualmente muda de uma fala lenta e altamente manipulada para uma fala muito mais rápida do que o normal.
- Às vezes,o exercício envolve elementos enganadores — botões que não representam nenhum dos sons que você ouviu.
Ao fazer o exercício, é possível que você queira saber por que nossos cientistas escolheram essas sílabas em particular. Elas representam combinações de sons comuns em português e foram especialmente manipuladas para ajudar seu cérebro a aprimorar a representação dos sons individuais de cada uma. Trata-se das mesmas sílabas usadas no exercício Jogo da Memória. (Para saber mais sobre como elas foram escolhidas e manipuladas, acesse a página do exercício Jogo da Memória.)
Mais uma observação sobre o exercício Pilhas de Sílabas: como você já deve ter percebido, este é um entre os muitos exercícios de BrainHQ que trabalham o processo auditivo do seu cérebro. Temos exercícios de memória que aprimoram todos os níveis da escuta, desde as variações de frequência em Ondas Sonoras até os fonemas de Sintonia Fina, desde as sílabas de Pilhas de Sílabas e Jogo da Memória até as frases na Lista de Tarefas e as narrativas de Familiaridade. Fizemos isso porque, para que haja uma recepção sonora precisa — essencial para fortalecer a memória e outras faculdades cognitivas —, é preciso aguçar os neurônios do cérebro de baixo para cima. Dos neurônios “inferiores”, que processam variações de frequência, até os “superiores”, que processam o significado das conversas — para deixar seu cérebro em boa forma e para que isso se reflita no seu dia a dia, é preciso que todo o sistema trabalhe da melhor forma possível!
Pilhas de Sílabas em poucas palavras
Tarefa | Objetivo | Evolução | Pontuação |
Ouvir uma série de sons e, em seguida, clicar neles na ordem certa | Memória | As sílabas mudam, tornando-se mais parecidasA manipulação da fala diminuiA voz muda | Conforme você avança, a quantidade de sons nas séries aumenta |