Estranho no Ninho
Pratique Agora!Digamos que você esteja observando seu filho brincar com outras crianças em um parque. Você se vira para conversar com outros pais. Ao olhar de novo, percebe que perdeu seu filho de vista. Se fizer essa observação rapidamente, você pode ajustar a busca e encontrar seu filho antes que ele se meta em alguma encrenca.
Ou imagine que você esteja procurando o pote de orégano na estante de temperos da cozinha. Você conferiu metade dos potes. O latido de um cachorro no jardim chama a sua atenção. Você olha pela janela e depois volta à estante de temperos. Consegue se lembrar em que pote você parou, para voltar a procurar desse ponto, ou tem que recomeçar desde o início?
No dia a dia, é preciso “escanear” cenas do mundo à nossa volta constantemente, como nos exemplos acima. Lembrar-se da posição de objetos após olhar em outra direção é uma faculdade incrivelmente importante, pois permite que você continue a “varredura” e detecte mudanças importantes na cena inicial. Em pessoas com problemas cognitivos, esta capacidade é muito limitada.
O Estranho no Ninho ajuda você a desenvolver a habilidade de guardar detalhes de determinada cena na sua memória de trabalho. Em termos científicos, é um exercício de “capacidade de reconhecimento com atraso”. Nele, diversos objetos (tais como ovelhas ou chaves) piscarão na tela. Eles irão desaparecer e, quando reaparecerem, outro objeto terá sido acrescentado ao conjunto. Sua tarefa é se lembrar bem da cena inicial, de forma a identificar o que mudou.
(Entre as duas cenas, você verá brevemente uma tela borrada. Essa tela aparece para apagar sua impressão visual da primeira cena, que pode persistir por um curto tempo sem usar sua faculdade de memória. Ao incluirmos a tela borrada entre as duas cenas, temos certeza de que é a sua memória de trabalho que está sendo exercitada.)
Quando você sobe de nível, o exercício muda em três aspectos:
- A “ênfase visual” é alterada — ou seja, é mais difícil visualizar os objetos contra o plano de fundo.
- A duração muda: a cena pisca na tela por menos tempo.
- A área de exibição aumenta: os objetos ficam mais afastados do centro da tela.
- Os objetos mudam — de chaves para ovelhas, por exemplo.
Conforme seu desempenho melhorar, a quantidade de objetos nas cenas aumentará. Se por exemplo você conseguir lembrar a posição de seis ovelhas no início, com a prática você localizará 7, 8, 9, 10 ou mais!
Estranho no Ninho em poucas palavras
Tarefa | Objetivo | Evolução | Pontuação |
Descobrir um objeto acrescentado a uma cena. | Memória de trabalho e varredura visual. | O contraste diminui. O tempo de exibição da cena diminui. A área de exibição aumenta. | A pontuação é contabilizada pela quantidade de objetos. Se você identificar a diferença entre 7 objetos – mas não entre 8 – sua pontuação será 7. |