Cara a Cara
Pratique Agora!
Imagine que você, num casamento ou qualquer outro evento, solte uma piada — e a mulher ao seu lado faça uma careta. O que isso significa? Ela achou que a piada foi engraçada, insensível ou simplesmente não entendeu direito? Em situações como essa, a habilidade de ler expressões faciais é importante, mesmo que sejam expressões breves. A forma como você lê uma expressão costuma determinar como será sua reação — e, muitas vezes, interpretá-la de maneira correta pode significar a diferença entre uma situação social agradável ou desagradável. Momentos como esses contribuem para definir habilidade social, naturalidade em situações sociais e autoconfiança diante de outras pessoas.
O exercício Cara a Cara visa exercitar a rede cognitiva social do seu cérebro. Ele foi concebido para melhorar a forma como seu cérebro processa informações sociais, para que você interprete corretamente expressões faciais.
Em Cara a Cara, um rosto é exibido na tela rapidamente. Você decide qual expressão o rosto está demonstrando. Em seguida, vários rostos serão exibidos, e você deverá escolher aquele que mostra a mesma expressão que o primeiro rosto. Por exemplo, se você acha que a primeira pessoa parece estar com raiva, escolha a pessoa que demonstra raiva entre os demais rostos.
A dificuldade do exercício evolui das seguintes maneiras:
- São acrescentadas mais emoções — começando com 5, até 11 emoções.
- A intensidade da expressão diminui. Por exemplo, nos níveis mais fáceis, um rosto com expressão de felicidade parecerá claramente feliz, mas, nos níveis mais difíceis, esse sentimento não estará tão evidente.
- As opções de rostos a escolher aumentam de 3 até 6.
Uma pergunta costuma surgir entre quem faz o exercício Cara a Cara: como vocês designaram uma emoção para cada rosto? O processo correu assim:
- Pedimos que o ator demonstrasse uma determinada emoção.
- Pedimos que uma série de pessoas — entre pesquisadores e cidadãos comuns — que classificassem as expressões. Se elas concordassem com a expressão demonstrada, a foto seguia no processo. Se achassem que a expressão era diferente do que foi pedido ao ator, a foto era eliminada.
- As fotos foram revisadas por um especialista em reconhecimento de expressões faciais.
Apesar de todo o cuidado que tivemos nesse processo, pode acontecer que você discorde de alguma categorização em particular. Por exemplo, é possível que você ache que um rosto classificado como “neutro” esteja demonstrando tristeza. Isso acontece às vezes — e você não estará necessariamente errado (embora o exercício diga que você está!). Você pode interpretar um rosto de forma diferente das outras pessoas. Tivemos que incluir expressões desafiadoras também. Se todas as expressões fossem muito evidentes, o exercício deixaria seu cérebro relaxar, em vez de forçá-lo a perceber mais e mais nuances. Ainda que você não concorde com todas as classificações, nossos cientistas escolheram expressões faciais que desafiam o sistema cognitivo social, levando-o a aguçar a percepção.
Cara a Cara em poucas palavras
Tarefa | Objetivo | Evolução | Pontuação |
Assistir a um rosto demonstrando uma expressão aparecer rapidamente na tela | Cognição socialVelocidade de processamento visual | Mais emoções são adicionadasA intensidade da expressão diminuiSão apresentadas mais opções de resposta | Os pontos são marcados em milissegundos. Conforme você melhorar, os rostos na tela piscarão por menos milissegundos. Uma pontuação menor é melhor! |