Olho de Águia

Olho de Águia

Pratique Agora!

icon-hawk-eye-lmImagine que você tenha testemunhado o roubo de uma bolsa e tenha que descrever o ladrão para a polícia. Você viu o criminoso muito rapidamente, e é possível que tenha visto outras pessoas também. Você se lembraria do ladrão em detalhes?

 

Vamos ser sinceros: provavelmente, não muito bem. Se houvesse na cena algo incomum e marcante — se, por exemplo, o ladrão de bolsa estivesse numa lanchonete e vestido de smoking —, você se lembraria com mais facilidade. Mas se ele não se destacasse das outras pessoas na rua (se estivesse vestindo o mesmo smoking, só que num evento de gala), seria mais difícil se lembrar de algo para diferenciá-lo dos demais transeuntes.

 


bhq-ex-hawk-eye-01-br
Em situações em que é necessário perceber detalhes visuais sutis com rapidez, o Olho de Águia pode ajudar. Esses exercícios trabalham a precisão visual, o que ajuda o cérebro a perceber o que se vê de forma mais rápida e correta, para que você possa se lembrar dessas informações melhor. A precisão visual é o que permite recuperar detalhes do que se vê em um filme, um casamento, ao procurar um apartamento, ao observar pássaros e em qualquer lugar que você vá. Se você se lembrar desses detalhes com precisão, poderá conversar sobre eles posteriormente e agir de acordo com essas informações.

 

bhq-ex-hawk-eye-02-brPor exemplo: digamos que você e sua esposa passem o dia visitando dez casas à venda. À noite, sua esposa lhe diz que gostou muito da janela da porta de entrada da casa da rua tal. Você consegue saber do que ela está falando? Você reparou na porta — e consegue diferenciá-la das outras nove — de forma a se lembrar dos detalhes e conversar sobre ela? Ao aprimorar sua precisão visual, você estará preparado para situações como essa, e poderá se sentir mais alerta e pronto para agir de modo geral.

 


Esses exercícios para acelerar o cérebro contribuem para a precisão visual, pedindo que você localize pássaros específicos no seu campo de visão periférica, mesmo que eles sejam exibidos por pouco tempo. De início, os pássaros são bastante distinguíveis entre si, aparecem perto um dos outros e sobre um plano de fundo simples.

bhq-ex-hawk-eye-03-br

Quando você sobe de nível, o exercício muda em três aspectos:

 

  • Os pares de pássaros ficam mais parecidos, desafiando o cérebro a fazer distinções mais sutis.
  • Os pássaros ficam mais espalhados, forçando seu cérebro a ver detalhes mais afastados do centro da sua atenção visual.
  • O plano de fundo fica mais complexo, incentivando seu cérebro a identificar detalhes sutis, mesmo quando o plano de fundo interfere na percepção.

 

Os pares de pássaros, a localização e os planos de fundo variam conforme os níveis do exercício, e o tempo de exibição dos pássaros varia conforme o seu desempenho. Quanto melhor o desempenho, menor será o tempo de exibição dos pássaros na tela.

 

Domine este exercício e, na próxima vez em que a polícia pedir a descrição de um ladrão de bolsa, você saberá exatamente o que viu!

 

Tarefa Objetivo Evolução Pontuação
Identifique o pássaro que é diferente dos outros, enquanto ele pisca na tela Precisão e velocidade visual Os pares de pássaros ficam mais parecidosOs planos de fundo ficam mais complexosDistância do centro aumenta Os pontos são marcados em milissegundos. Conforme seu desempenho melhora, os pássaros piscam por menos milissegundos, marcando uma pontuação menor (melhor)