Lista de Tarefas
Pratique Agora!A caminho de casa, voltando do trabalho, você para no supermercado para comprar alguns ingredientes para o jantar. Você costuma se lembrar da lista completa, ou, às vezes, esquece algum item essencial?
Isso depende, em parte, da sua memória de trabalho, que é uma memória de curto prazo (cerca de 20 a 30 segundos) que nos permite reagir a algo que vemos, ouvimos ou sentimos, além de armazenar essas informações. Quando sua esposa lhe diz “Não se esqueça de que o leite acabou — não o integral, compre o semidesnatado —, e também alho e manjericão… e aproveite para trazer um pacote de guardanapos também”, você consegue manter essas informações em mente por tempo suficiente para gravá-las com clareza e lembrar facilmente de tudo quando chegar ao supermercado?
Esse é o tipo de memória que a Lista de Tarefas ajuda a melhorar. Ao contrário de muitos dos outros exercícios de memória de BrainHQ, que expandem essa faculdade ao aumentar a clareza com que você capta informações sensoriais, a Lista de Tarefas trabalha diretamente os processos da memória de trabalho do cérebro anterior.
Os neurônios dessa área fazem a integração entre as informações sensoriais e as experiências passadas. Em outras palavras, essas células interpretam o que o cérebro escuta, permitindo que você se lembre dessas informações e use-as por algum tempo.
Na Lista de Tarefas, seu cérebro escuta um conjunto de informações e, em seguida, usa a memória dessas instruções para segui-las em uma determinada ordem. As instruções ficam maiores e mais complexas conforme você avança, exigindo cada vez mais da sua memória de trabalho.
Lista de Tarefas em poucas palavras
Tarefa | Objetivo | Evolução | Pontuação |
Escutar um conjunto de instruções, lembrar-se de todas e segui-las na ordem correta | Memória de trabalho | Os itens a escolher ficam mais parecidos | Sua pontuação equivale à quantidade de instruções de que você se lembra. Ao avançar na tarefa, é preciso se lembrar de mais instruções. |