Estudos e Validações – Dirigindo

Dirigindo

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O Estudo de IMPACTO – Após o treinamento com o BrainHQ, as pessoas obtiveram uma performance significantemente melhor em testes padronizados de memória. Essa melhoria foi equivalente a em média 10 anos de performance de memória. Pessoas do grupo controle (que assistiram a vídeos educacionais em vez de utilizar o BrainHQ) obtiveram melhorias mínimas – mas a melhoria com o BrainHQ foi 420% superior.

Pesquisas científicas publicadas sobre Segurança & Direção

Dirigir um veículo requer muita energia cerebral. Uma das habilidades cognitivas mais importantes para a condução é “campo de visão útil” – a área a partir da qual você pode absorver informações com um único olhar (diversos estudos já mostraram que um teste do campo de visão útil é mais preciso do que um teste de visão para uma condução segura). Este campo tende a diminuir com a idade, o que significa que nós absorvemos menos informações do campo visual na nossa frente. Então, se um carro, motocicleta ou outro veículo, se aproxima de nós pelos flancos, nós podemos não o avistar a tempo de pisar no freio e evitar um acidente.

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Dezessete artigos publicados, entre eles o grande estudo ACTIVE (2010), têm demonstrado que os exercícios da plataforma on-line BrainHQ – particularmente o exercício Decisão Dupla – são ótimas ferramentas para treinar e aprimorar o campo útil de visão e a segurança na condução. Entre outros benefícios, esses estudos demonstraram que após o treinamento os motoristas em média:

  • Diminuíram o risco de acidentes em 50%
  • Conseguiam parar 6,7 metros com antecedência ao dirigir a 88 km/h
  • Faziam 38% menos manobras de condução perigosa
  • Sentiam-se mais confiantes dirigindo em condições difíceis (a noite, com mau tempo ou em novos lugares)
  • Mantivessem a sua habilitação para dirigir por mais tempo durante sua vida
  • Aumentassem a velocidade de processamento visual em até 300%
  • Duplicassem o campo de visão útil

Como o treino cognitivo digital melhora as habilidades de condução?

Conduzir com segurança e confiança requer um processamento visual rápido. Enquanto os olhos absorvem sucessivas cenas através do seu párabrisa, é trabalho do cérebro interpretar essas cenas a todo momento e decidir como responder a esses estímulos visuais. Muitas vezes, alguns milissegundos podem fazer a diferença.

Os exercícios fazem isso acelerando o processamento visual, ampliando o campo de visão útil  e condicionando os usuários a manter o controle e aumentar a capacidade multitarefas. Isso pode fazer a diferença entre uma quase batida e um acidente envolvendo vidas.

Os exercícios de processamento visual da nossa plataforma digital ajudam o cérebro a absorver mais informações em cada olhar para que você possa reagir mais rápido.

Esses exercícios chegam a aumentar a velocidade de processamento em até 300%, duplicar o campo de visão útil, além de melhorar a capacidade de acompanhar múltiplos objetos em movimento (como outros carros, caminhões, motos, pedestres, etc).
 

Aumentando o Campo de Visão – Tecnologia UFOV™

 

Para ampliar o campo de visão útil, nossos exercícios usam uma tecnologia comprovada, conhecida como UFOV™. Trata-se de uma técnica de treinamento e avaliação visuais objeto de vários estudos e pesquisas financiados pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

 

O campo de visão útil é a área sobre a qual você pode extrair informações de uma só vez sem mover a cabeça ou os olhos. Um alcance normal de campo de visão útil permite que o motorista mantenha seus olhos na estrada e ainda perceba os riscos que podem vir na lateral do seu carro, ônibus, caminhão ou outro veículo de maior porte.

 

As pesquisas mostraram que o tamanho do campo de visão útil desempenha um papel fundamental na capacidade de condução de uma pessoa. Os indivíduos que experimentam reduções em seu campo de visão útil são mais propensos a se envolver em acidentes. Na verdade, indivíduos com um campo de visão útil muito pobre são seis vezes mais propensos a se envolver em acidentes.

 

À medida que envelhecemos, nosso campo de visão útil tende a diminuir. Os exercícios digitais foram cientificamente desenvolvidos para treinar as áreas do cérebro envolvidas no processamento do campo de visão útil e re-expandir o tamanho desse campo, ajudando os motoristas a permancerem mais confiantes, ágeis e seguros.

 
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Informações e citações científicas:

“Cognitive training decreases motor vehicle collision involvement of older drivers”
Publicado em: Journal of the American Geriatrics Society
Autora Principal: Karlene Ball, PhD, University of Alabama at Birmingham
Veja o artigo

 

“The longitudinal impact of cognitive speed of processing training on driving mobility”
Publicado em: The Gerontologist
Autor principal: Jerri D. Edwards, PhD, University of South Florida
Veja o artigo

 

“Cognitive speed of processing training delays driving cessation”
Publicado em: Journal of Gerontology, Series A
Autor principal: Jerri D. Edwards, PhD, University of South Florida
Veja o artigo

 

“Speed-of-processing and driving simulator training result in improved driving performance”
Publicado em: Human Factors
Autor principal: Daniel L. Roenker, PhD, Western Kentucky University
Veja o resumo

 

“Visual attention problems as a predictor of vehicle crashes in older drivers”
Publicado em: Investigative Ophthalmology & Visual Science
Autora principal: Karlene Ball, PhD, University of Alabama at Birmingham
Veja o resumo

 

“Can high-risk older drivers be identified through performance-based measures in a Department of Motor Vehicles setting?”
Publicado em: Journal of the American Geriatrics Society
Autora principal: Karlene Ball, PhD, University of Alabama at Birmingham
Veja o resumo

 

“Cumulative meta-analysis of the relationship between useful field of view and driving performance in older adults: Current and future implications”
Publicado em: Optometry and Vision Science
Autor principal: Olivio J. Clay, PhD, University of Alabama at Birmingham
Veja o resumo

 

“Useful field of view and other neurocognitive indicators of crash risk in older adults”
Publicado em: Journal of Clinical Psychology in Medical Settings
Autora principal: Kathryn T. Goode, University of Alabama at Birmingham
Veja o resumo

 

“Visual/cognitive correlates of vehicle accidents in older drivers”
Publicado em: Psychology and Aging
Autora principal: Cynthia Owsley, PhD, University of Alabama at Birmingham
Veja o resumo

 

“Visual processing impairment and risk of motor vehicle crash among older adults”
Publicado em: Journal of the American Medical Association
Autora principal: Cynthia Owsley, PhD, University of Alabama at Birmingham
Veja o resumo

 

“Vision impairment, eye disease, and injurious motor vehicle crashes in the elderly”
Publicado em: Ophthalmic Epidemiology
Autora principal: Cynthia Owsley, PhD, University of Alabama at Birmingham
Veja o resumo

 

“Traffic-entry behavior and crash risk for older drivers with impairment of selective attention”
Publicado em: Perceptual and Motor Skills
Autor principal: Thomas A. Pietras, MD, University of Iowa
Veja o resumo

 

“Translating laboratory measures to real-world outcomes: Application of the UFOV test in an insurance company setting”
Publicado em: Proceedings of the Sixth International Driving Symposium on Human Factors in Driver Assessment, Training and Vehicle Design
Autor principal: Lesley Ross, PhD, University of Alabama at Birmingham
Veja o artigo

 

“A prospective, population-based study of the role of visual impairment in motor vehicle crashes among older drivers: The SEE study”
Publicado em: Investigative Ophthalmology & Visual Science
Autor principal: Gary S. Rubin, PhD, University College London (UK)
Veja o artigo

 

“Effects of aging on the useful field of view”
Publicado em: Experimental Aging Research
Autor principal: Allison B. Sekuler, PhD, University of Toronto (Canada)
Veja o resumo

 

“A preliminary assessment of the medical and functional factors associated with vehicle crashes by older adults”
Publicado em: Journal of the American Geriatrics Society
Autor principal: Richard V. Sims, MD, University of Alabama at Birmingham
Veja o artigo

 

“Exploratory study of incident vehicle crashes among older drivers”
Publicado em: Journal of Gerontology, Series A
Autor principal: Richard V. Sims, MD, University of Alabama at Birmingham
Veja o resumo

 

“MaryPODS revisited: Updated crash analysis and implications for screening program implementation”
Publicado em: Journal of Safety Research
Autora principal: Loren Staplin, PhD, TransAnalytics
Veja o resumo