Dirigindo
Pesquisas científicas publicadas sobre Segurança & Direção
Dirigir um veículo requer muita energia cerebral. Uma das habilidades cognitivas mais importantes para a condução é “campo de visão útil” – a área a partir da qual você pode absorver informações com um único olhar (diversos estudos já mostraram que um teste do campo de visão útil é mais preciso do que um teste de visão para uma condução segura). Este campo tende a diminuir com a idade, o que significa que nós absorvemos menos informações do campo visual na nossa frente. Então, se um carro, motocicleta ou outro veículo, se aproxima de nós pelos flancos, nós podemos não o avistar a tempo de pisar no freio e evitar um acidente.
Dezessete artigos publicados, entre eles o grande estudo ACTIVE (2010), têm demonstrado que os exercícios da plataforma on-line BrainHQ – particularmente o exercício Decisão Dupla – são ótimas ferramentas para treinar e aprimorar o campo útil de visão e a segurança na condução. Entre outros benefícios, esses estudos demonstraram que após o treinamento os motoristas em média:
- Diminuíram o risco de acidentes em 50%
- Conseguiam parar 6,7 metros com antecedência ao dirigir a 88 km/h
- Faziam 38% menos manobras de condução perigosa
- Sentiam-se mais confiantes dirigindo em condições difíceis (a noite, com mau tempo ou em novos lugares)
- Mantivessem a sua habilitação para dirigir por mais tempo durante sua vida
- Aumentassem a velocidade de processamento visual em até 300%
- Duplicassem o campo de visão útil
Como o treino cognitivo digital melhora as habilidades de condução?
Conduzir com segurança e confiança requer um processamento visual rápido. Enquanto os olhos absorvem sucessivas cenas através do seu párabrisa, é trabalho do cérebro interpretar essas cenas a todo momento e decidir como responder a esses estímulos visuais. Muitas vezes, alguns milissegundos podem fazer a diferença.
Os exercícios fazem isso acelerando o processamento visual, ampliando o campo de visão útil e condicionando os usuários a manter o controle e aumentar a capacidade multitarefas. Isso pode fazer a diferença entre uma quase batida e um acidente envolvendo vidas.
Os exercícios de processamento visual da nossa plataforma digital ajudam o cérebro a absorver mais informações em cada olhar para que você possa reagir mais rápido.
Esses exercícios chegam a aumentar a velocidade de processamento em até 300%, duplicar o campo de visão útil, além de melhorar a capacidade de acompanhar múltiplos objetos em movimento (como outros carros, caminhões, motos, pedestres, etc).
Informações e citações científicas:
“Cognitive training decreases motor vehicle collision involvement of older drivers”
Publicado em: Journal of the American Geriatrics Society
Autora Principal: Karlene Ball, PhD, University of Alabama at Birmingham
Veja o artigo
“The longitudinal impact of cognitive speed of processing training on driving mobility”
Publicado em: The Gerontologist
Autor principal: Jerri D. Edwards, PhD, University of South Florida
Veja o artigo
“Cognitive speed of processing training delays driving cessation”
Publicado em: Journal of Gerontology, Series A
Autor principal: Jerri D. Edwards, PhD, University of South Florida
Veja o artigo
“Speed-of-processing and driving simulator training result in improved driving performance”
Publicado em: Human Factors
Autor principal: Daniel L. Roenker, PhD, Western Kentucky University
Veja o resumo
“Visual attention problems as a predictor of vehicle crashes in older drivers”
Publicado em: Investigative Ophthalmology & Visual Science
Autora principal: Karlene Ball, PhD, University of Alabama at Birmingham
Veja o resumo
“Can high-risk older drivers be identified through performance-based measures in a Department of Motor Vehicles setting?”
Publicado em: Journal of the American Geriatrics Society
Autora principal: Karlene Ball, PhD, University of Alabama at Birmingham
Veja o resumo
“Cumulative meta-analysis of the relationship between useful field of view and driving performance in older adults: Current and future implications”
Publicado em: Optometry and Vision Science
Autor principal: Olivio J. Clay, PhD, University of Alabama at Birmingham
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“Useful field of view and other neurocognitive indicators of crash risk in older adults”
Publicado em: Journal of Clinical Psychology in Medical Settings
Autora principal: Kathryn T. Goode, University of Alabama at Birmingham
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“Visual/cognitive correlates of vehicle accidents in older drivers”
Publicado em: Psychology and Aging
Autora principal: Cynthia Owsley, PhD, University of Alabama at Birmingham
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“Visual processing impairment and risk of motor vehicle crash among older adults”
Publicado em: Journal of the American Medical Association
Autora principal: Cynthia Owsley, PhD, University of Alabama at Birmingham
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“Vision impairment, eye disease, and injurious motor vehicle crashes in the elderly”
Publicado em: Ophthalmic Epidemiology
Autora principal: Cynthia Owsley, PhD, University of Alabama at Birmingham
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“Traffic-entry behavior and crash risk for older drivers with impairment of selective attention”
Publicado em: Perceptual and Motor Skills
Autor principal: Thomas A. Pietras, MD, University of Iowa
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“Translating laboratory measures to real-world outcomes: Application of the UFOV test in an insurance company setting”
Publicado em: Proceedings of the Sixth International Driving Symposium on Human Factors in Driver Assessment, Training and Vehicle Design
Autor principal: Lesley Ross, PhD, University of Alabama at Birmingham
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“A prospective, population-based study of the role of visual impairment in motor vehicle crashes among older drivers: The SEE study”
Publicado em: Investigative Ophthalmology & Visual Science
Autor principal: Gary S. Rubin, PhD, University College London (UK)
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“Effects of aging on the useful field of view”
Publicado em: Experimental Aging Research
Autor principal: Allison B. Sekuler, PhD, University of Toronto (Canada)
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“A preliminary assessment of the medical and functional factors associated with vehicle crashes by older adults”
Publicado em: Journal of the American Geriatrics Society
Autor principal: Richard V. Sims, MD, University of Alabama at Birmingham
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“Exploratory study of incident vehicle crashes among older drivers”
Publicado em: Journal of Gerontology, Series A
Autor principal: Richard V. Sims, MD, University of Alabama at Birmingham
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“MaryPODS revisited: Updated crash analysis and implications for screening program implementation”
Publicado em: Journal of Safety Research
Autora principal: Loren Staplin, PhD, TransAnalytics
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