Atenção e foco
A capacidade de concentrar sua atenção sobre o que importa – e ignorar o que não interessa – é mais importante do que você imagina. Concentrar sua atenção numa conversa (enquanto filtra o ruído de fundo) e ao mesmo tempo perceber o mundo visual ao seu redor (identificando rapidamente o que precisa e descartando o que não interessa), ajuda você a se sentir afiado, conectado e autoconfiante. Além do mais, focalizar a sua atenção ajuda o seu cérebro a bombear substâncias químicas cerebrais que melhoram o aprendizado e a memória.
É essencial que o seu cérebro decida o que ele percebe, aprende e se lembra – e o que ele pode descartar. Por exemplo, se você está fazendo uma aula de espanhol, você quer ser capaz de se concentrar no que o professor diz para que possa responder ao que ele pergunta e então aprender. Você não quer que a conversa que os outros estudantes estão tendo ao seu lado possa te distrair e evitar que você aprenda. Muito menos ter a necessidade de se lembrar dessa conversa paralela. Centrar a sua atenção é essencial para o sucesso no aprendizado.
Infelizmente, a capacidade de foco e atenção pode diminuir com o envelhecimento natural ou por uma variedade de outras razões. Porém, diversos artigos científicos sobre os exercícios da plataforma BrainHQ melhoram a atenção, tanto ajudando você a se concentrar, quanto ajudando a filtrar o que não é importante. Entre outros benefícios, esses artigos demonstraram que o nosso programa de treino cognitivo digital pode:
- Alterar significativamente o comportamento do cérebro de forma a melhorar a atenção visual seletiva (prestando atenção em informações importantes e filtrando informações irrelevantes)
- Melhorar a atenção espacial
Informações e citações de pesquisas sobre os efeitos dos exercícios do BrainHQ sobre o foco e atenção
“Modulation of non-spatial attention and the global/local processing bias”
Publicado em: Neuropsychologia
Autor principal: Thomas M. Van Vleet, PhD, Northern California VA Healthcare System
Veja o artigo
“Neural plasticity underlying visual perceptual learning in aging”
Publicado em: Brain Research
Autor principal: Jyoti Mishra, PhD, University of California, San Francisco
Veja o resumo
“Cognitive training and selective attention in the aging brain: An electrophysiological study”
Publicado em: Clinical Neurophysiology
Autora principal: Jennifer L. O’Brien, PhD, University of South Florida
Veja o resumo
“Cross-training in hemispatial neglect: Auditory sustained attention training ameliorates visual attention deficits”
Publicado em: Cortex
Autores principais: Thomas M. Van Vleet, PhD, Northern California VA Healthcare System, Joseph M. DeGutis, PhD, Boston VA Healthcare System
Veja o resumo
“Tonic and phasic alertness training: A novel behavioral therapy to improve spatial and non-spatial attention in patients with hemispatial neglect”
Publicado em: Frontiers in Human Neuroscience
Autores principais: Joseph M. DeGutis, PhD, Boston VA Healthcare System, Thomas M. Van Vleet, PhD, Northern California VA Healthcare System
Veja o artigo
“The neural correlates of an expanded functional field of view”
Publicado em: Journals of Gerontology, Series B
Autor principal: Paige Scalf, PhD, University of Arizona
Veja artigo
“Neural plastic effects of cognitive training on aging brain”
Publicado em:: Neural Plasticity
Autora principal: Natalie T.Y. Leung, The University of Hong Kong
Veja o resumo