Estudos e Validações – Equilíbrio e Risco de Queda

Equilíbrio e Risco de Queda

Pesquisa Publicada sobre Como o BrainHQ afeta o Equilíbrio, Marcha e Risco de Queda

Muita gente já ouviu falar que o condicionamento físico melhora a função cerebral, mas e o contrário? Será que uma boa forma cerebral pode afetar as funções físicas? Cinco estudos randomizados e controlados sugerem que a resposta seja sim. Três desses estudos mostram que um pobre “campo útil de vista” (o que seu cérebro pode absorver com um único olhar) está estreitamente relacionado com um maior número de quedas, mais colisões ao caminhar, e mobilidade mais precária. Os outros dois estudos treinaram idosos com exercícios do BrainHQ destinados a melhorar o processamento visual e campo de visão útil. Eles são os primeiros estudos (que nós conhecemos), que mostram que malhar o seu cérebro pode mudar positivamente os seus resultados físicos.

Mas por que a aptidão cerebral afeta essas habilidades físicas? O equilíbrio, em especial, é um “trabalho do cérebro”, pois o seu cérebro está constantemente dizendo ao seu corpo para fazer pequenos ajustes (em milissegundos e milímetros) para que você não caia. Por exemplo, se você tropeçar em uma rachadura na calçada, seu cérebro envia sinais para várias partes do seu corpo para ajudar a mantê-lo na posição vertical. Além do mais, o cérebro pode impedir que esta situação jamais aconteça: se o campo útil de visão é grande o suficiente e o seu processamento visual é rápido o suficiente, você vai ver a rachadura e vai evitá-la, em vez de tropeçar.

Aqui estão alguns detalhes sobre os dois estudos de treinamento:

  • Um estudo da Universidade de Illinois e Northwestern University mostraram que as pessoas (neste caso, principalmente mulheres afro-americanas) com idade igual ou superior a 65 anos, que treinaram em três exercícios de treinamento visuais do BrainHQ por 20 horas, obtiveram ganhos significativos de equilíbrio e velocidade de marcha, enquanto que o grupo controle teve declínios durante o mesmo período.
  • O segundo estudo mostrou que as pessoas com idade igual ou superior a 70 anos que treinaram com exercícios visuais do BrainHQ durante 30 horas obtiveram uma melhora significativa na manutenção de seu equilíbrio, ao contrário das pessoas que estavam no grupo de controle.

Informações e citações de estudos sobre o BrainHQ, equilíbrio e risco de queda

“Impact of cognitive training on balance and gait in older adults”
Publicado em: Journals of Gerontology Series B
Autor principal: Renae L. Smith-Ray, PhD, University of Illinois at Chicago
Veja o resumo

 

“A randomized trial to measure the impact of a community-based cognitive training intervention on balance and gait in cognitively intact black older adults”
Publicado em: Health Education & Behavior
Autor principal: Renae L. Smith-Ray, PhD, University of Illinois at Chicago
Veja o artigo

 

“Predictors of falling in older Maryland drivers: A structural-equation model”
Publicado em: Journal of Aging and Physical Activity
Autor principal: David E. Vance, PhD, University of Alabama at Birmingham
Veja o resumo

 

“Divided visual attention as a predictor of bumping while walking: The Salisbury eye evaluation”
Publicado em: Investigative Ophthalmology & Visual Science
Autor principal: Aimee T. Broman, Johns Hopkins University
Veja o resumo

 

“Association between visual attention and mobility in older adults”
Publicado em: Journal of the American Geriatrics Society
Autor principais: Cynthia Owsley PhD, and Gerald McGwin Jr., PhD, University of Alabama at Birmingham
Veja o resumo