Guia de Treinamento BrainHQ

Guia de treino on-line

• Quanto tempo eu devo treinar na plataforma BrainHQ?
• Como eu devo escolher o que fazer?
• Quantas vezes eu devo repetir um nível?
• Eu tenho que completar todos os níveis em cada estágio de exercício?
• E se eu não gostar de um exercício?
• E se eu ficar entediado(a) com um exercício?
• Quanto tempo eu tenho que treinar para que eu possa ver os benefícios?
• Eu posso me beneficiar se eu fizer apenas os exercícios gratuitos?

 

imgs-projetos1

Quanto tempo eu devo treinar na plataforma BrainHQ?

Recomendação
Tente encaixar pelo menos 90 minutos de treinamento cerebral efetivo por semana. Muitas pessoas nos dizem que treinar 3 vezes por semana por 30 minutos já funciona bem pra elas.

Por quê?
O exercício cerebral funciona como um exercício físico: para promover mudanças reais e duradouras, é necessário que se faça um esforço contínuo.

 

Como eu devo escolher o que fazer?

Recomendação

Basicamente, existem 3 maneiras de treinar com BrainHQ: o treinamento personalizado, os cursos e desafios e os exercícios específicos das 6 categorias disponíveis.

 

• O treinamento personalizado disponível para assinantes monta um calendário customizado para você baseado nas suas preferências e na sua performance. É uma ótima maneira de treinar se você deseja a opinião de um especialista sobre o que é melhor em determinado momento para estimular seu cérebro.

 

• Você pode escolher um curso ou desafio se houver uma habilidade específica que você deseja melhorar (tal como dirigir com mais segurança, melhorar habilidades sociais ou esportivas). Cada desafio é uma coleção de exercícios que nossos cientistas acreditam ser particularmente úteis para cada problema.

 

• Se você quiser direcionar seu próprio treinamento, você pode escolher uma das 6 categorias (Memória, Velocidade Cerebral, Atenção, Habilidades Pessoais, Inteligência, ou Orientação) e seus respectivos exercícios. Se você estiver procurando por uma melhoria cerebral generalizada, você deve treinar em todas as 6 categorias. Nós recomendamos que você comece a treinar na categoria Atenção, treinando por pelo menos uma semana. Passe para a próxima categoria na semana seguinte. Faça ciclos através de cada categoria e depois repita. Se houver uma área cognitiva específica que você deseje melhorar, como por exemplo a Memória, nós recomendamos que você treine duas vezes mais essa categoria que as outras. Entretanto, as categorias são construídas com base uma na outra, portanto, nós o encorajamos a dedicar um tempo também fora da área específica que mais lhe interessa.

 

Por quê?

Nós descobrimos que algumas pessoas estão procurando por um treinamento cerebral generalizado, enquanto outros estão buscando melhorar sua performance em habilidades específicas. De qualquer maneira, para que se obtenha mudanças duradouras nas conexões neurais (neuroplasticidade positiva) é necessário que se faça um treinamento constante.

 

Quantas vezes eu devo repetir um nível?

Recomendação

Você tem que obter um resultado melhor que seus resultados médios anteriores para que você possa desbloquear o nível seguinte. Isso significa que você tem que repetir cada nível pelo menos uma vez. No entanto, muitas pessoas perguntam se devem repetir os níveis mais de uma vez para aumentar o seu desempenho (mostrado em seu número de estrelas conquistadas). E nós respondemos que essa é uma ótima ideia. A recomendação é que você se desafie sempre para alcançar o maior número de estrelas possível! Além disso, é possível se beneficiar com o treinamento em muitos níveis diferentes.

 

Por quê?

O benefício de treinar muitas vezes no mesmo nível é que o cérebro muda mais e melhor na medida em que ele é desafiado. Chegar a um ponto em que o exercício é difícil para você – onde o seu cérebro é desafiado – ajuda seu o cérebro a fazer melhorias neuronais duradouras. O benefício do treinamento em vários níveis é que cada nível de exercício é um pouco diferente dos outros níveis. Cada um trabalha um conjunto ligeiramente diferente de neurônios. Para que você possa exercitar a maior quantidade de neurônios possível, você deve treinar em muitas (mas não as mesmas) formas semelhantes.

 

Eu tenho que completar todos os níveis num bloco de exercícios?

Recomendação

Em geral, recomendamos fazer o seu melhor para completar cada bloco de exercícios (o que chamamos de “fase”) que você começar. Quando você completar todos os níveis numa fase, você desbloqueia a próxima. No entanto, se você está tendo problemas, então você deve se concentrar em outros exercícios por um tempo. Você pode sempre voltar para alguma fase posteriormente.

 

Por quê?

Cada nível de cada exercício é um pouco diferente dos outros níveis. Cada um trabalha um conjunto ligeiramente diferente de neurônios. Para que você possa exercitar a maior quantidade de neurônios possível, você deve treinar em muitas (mas não as mesmas) formas semelhantes.

 

E se eu não gostar de um exercício?

Recomendação

É uma boa ideia completar o máximo de exercícios da BrainHQ que você puder. Contudo, se você realmente não gosta de um exercício, passe para o próximo!

Por quê?

Todos os nossos exercícios têm como alvo áreas importantes de processamento cognitivo. No entanto, temos projetado, com certa redundância, os exercícios dentro de uma categoria específica. Então, você vai obter a maioria dos benefícios ao treinar nos outros exercícios que gostar nessa categoria. Além disso, se você continuar a usar um exercício que você não gosta, você pode querer desistir do seu treino cerebral. Continuar a exercitar o seu cérebro é muito mais importante do que completar qualquer exercício individual!

 

E se eu ficar entediado(a) com um exercício?

 

Recomendação

Se você está ficando entediado com um exercício, faça uma pausa daquele exercício por um tempo e volte a fazê-lo numa data futura.

Por quê?

É importante que você esteja motivado e alerta ao fazer os exercícios para maximizar o efeito do treinamento. Estar alerta e interessado faz com que o cérebro libere mais neuromoduladores (substâncias químicas do cérebro importantes para o aprendizado e memória). O tédio faz com que essa liberação neuromodulatória fique mais lenta.

 

Quanto tempo eu tenho que treinar para que eu possa ver os benefícios?

Recomendação

As pessoas relatam benefícios em diferentes momentos: alguns já os notam com menos de duas horas de treinamento, enquanto outros levam mais tempo. Recomendamos que você se dê pelo menos cinco horas de treinamento para observar melhorias visíveis em seu desempenho cognitivo. Os benefícios aumentam na proporção do seu treino.

 

Por quê?

Tal como acontece com os exercícios físicos, os exercícios de treino cognitivo requerem um esforço contínuo para que você possa observar uma mudança notória. É por isso que é importante dedicar-se regularmente.

 

Eu posso me beneficiar se fizer apenas os exercícios gratuitos?

Embora os exercícios gratuitos tenham conteúdo limitado, eles são um ótimo começo para o aprimoramento das funções cognitivas. Mas todos os exercícios contam um algoritimo de adaptabilidade ao seu nível de desempenho e progresso nas habilidades. Se você continuar a repetir os níveis, você vai continuar trabalhando para expandir sua capacidade cognitiva naquelas áreas.