Estudos e Validações Científicas

Mais de 100 estudos e pesquisas científicas publicadas

A plataforma de exercícios para o cérebro BrainHQ™ foi desenvolvida por um pool de neurocientistas e profissionais da indústria de games, sendo hoje considerado o programa de treino cognitivo mais cientificamente testado disponível on-line.

Em outras palavras, nenhum outro programa de condicionamento cerebral se aproxima do nível de provas científicas que BrainHQ™ apresenta. Seus exercícios foram rigorosamente testados e a sua funcionalidade cientificamente comprovada em mais de 100 (cem) estudos e pesquisas independentes.

Essas pesquisas foram revisadas e publicadas em revistas científicas internacionais e ainda há dezenas de outros estudos que estão em andamento. A prática de BrainHQ™ comprovou melhorias substanciais em cada uma das seguintes categorias/capacidades:

 

Velocidade de Processamento

estudos-1Muitos dos exercícios são projetados para aumentar a velocidade de processamento cerebral (nível de rapidez e precisão com que o cérebro pode processar informações a partir da visão e da audição).

Até o momento, pelo menos 17 trabalhos científicos comprovaram evidências neste sentido com o uso de BrainHQ™. Isso inclui o Estudo Active (EUA), um dos maiores e mais prestigiados estudos já realizados sobre treino cerebral em adultos. Confira os principais resultados:

  • Aumento médio na velocidade de processamento auditivo de 135%;
  • Duplicação, em média, da velocidade de processamento visual, com alguns benefícios do treinamento ainda evidentes em 5 e 10 anos de follow-ups (acompanhamento dos participantes das pesquisas);
  • A reversão parcial da desaceleração neural relacionada com a idade e uma melhoria na precisão temporal, medidos através de imagem (ressonância magnética) cerebral.
Descubra Mais


Memória

estudos-2Ao todo, 14 artigos científicos mediram a performance da memória de pessoas antes e depois do treinamento utilizando os exercícios da plataforma BrainHQ™. Dentre outros, esses estudos demonstraram os seguintes benefícios:

  • Melhoria mensurada de ganho potencial de 10 anos em capacidade de memória;
  • Generalização dos benefícios para além das tarefas de memória;
  • Aumento da atividade em áreas do cérebro que são associadas à memória;
Descubra Mais


Atenção e Foco

A habilidade de focar a sua atenção adequadamente é fundamental por exemplo para sua capacidade de memória. Além de ter que prestar atenção ao que é importante, ainda temos que ser capazes de filtrar as distrações.

Sete artigos publicados demonstraram que o treino regular com os exercícios BrainHQ™ pode desenvolver suas capacidades de foco e atenção, incluindo:

  • Mudança significativa do comportamento cerebral que melhora a atenção visual seletiva;
  • Melhoria da capacidade de atenção espacial;
Descubra Mais


Cognição Diária

Dedicar-se à treinar com BrainHQ™ realmente torna as coisas mais fáceis ou melhores na vida cotidiana? Ou será que apenas ele “te treina para você passar no teste”?

Além de melhorias nas capacidades de memória, atenção, velocidade de processamento cognitivo, já foi comprovado em 12 artigos de pesquisas publicados que BrainHQ™ contribui significativamente para a realização de atividades do cotidiano de maneira mais eficiente e precisa. Entre outras coisas, os estudos mostraram que:

  • As pessoas têm uma performance melhor nos testes de “atividades instrumentais do cotidiano” – eles podem realizar tarefas diárias (como lidar com dinheiro e medicações) de maneira mais rápida após o treinamento.
  • As pessoas se sentem mais capazes em atividades cotidianas – como por exemplo se lembrar de uma lista de compras, escutar melhor em lugares cheios e barulhentos, dirigir com mais segurança, etc.
Descubra Mais


Visão e Audição

Muitas pessoas pensam que a visão só depende dos olhos e que a audição dos ouvidos. Isso é apenas parcialmente verdadeiro. O cérebro é responsável por processar o que os olhos e os ouvidos captam. O treino regular com os exercícios BrainHQ™ tem demonstrado os seguintes benefícios:

  • Melhoria da habilidade de escutar em locais lotados e barulhentos
  • Aumento da precisão e atenção da visão e da audição
  • Aceleração do sincronismo neural e melhoria da função de múltiplas áreas de processamento no cérebro
Descubra Mais


Mudanças Físicas no Cérebro

Treinar com vistas à melhoria de performance é sempre mensurável, mas isso realmente modifica o cérebro? Em 17 estudos de imagem (incluindo ressonância magnética funcional e eletroencefalograma), os pesquisadores mensuraram mudanças (neuroplasticidade) no cérebro após o treinamento com o BrainHQ™.

Entre outras coisas, eles demonstraram que o treino regular pode:

  • Acelerar as respostas neurais para a fala e outras informações sensoriais;
  • Aumentar a massa branca na rede de atenção do cérebro;
  • Aumentar a ativação nas áreas cerebrais associadas com foco, atenção e capacidade de concentração.
Descubra Mais


Humor e Controle

estudos-3Seis artigos de pesquisa examinaram os efeitos da utilização de um exercício do BrainHQ sobre o humor e o controle. Estes têm mostrado que as pessoas que usaram esse exercício:

  • Se sentiram mais confiantes e com maior controle sobre as suas vidas
  • Eram menos propensas a desenvolver ou aumentar os sintomas de depressão
Descubra Mais


Saúde em Geral

Está ficando cada vez mais comprovado que uma pequena melhora no condicionamento cerebral promove uma melhora da saúde de forma geral. Pelo menos 3 pesquisas científicas demonstraram que o uso de exercícios do BrainHQ™ pode ajudar a proteger a saúde ao longo do tempo:

  • Dois trabalhos publicados demonstraram que usuários regulares foram protegidos contra declínios cognitivos entre dois a cinco anos mesmo após o término do treinamento.
  • 1 artigo demonstrou que a autopercepção de saúde foi maior entre as pessoas que praticaram o treino BrainHQ™ em comparação com outros treinamentos de memória ou raciocínio.
Descubra Mais


Dirigindo

estudos-4Dirigir de maneira segura requer constante condicionamento cerebral. Pelo menos 17 trabalhos já publicados têm demonstrado que os exercícios da plataforma BrainHQ™ – particularmente o exercício Decisão Dupla – são ótimas ferramentas para avaliar e melhorar a segurança da condução. Entre outras coisas, esses estudos têm mostrado que, após o treinamento, os motoristas:

  • Faziam 38% menos manobras de condução perigosa;
  • Conseguiam parar com cerca de 6,7 metros de antecedência ao dirigir a 88 km/h;
  • Sintam-se mais confiantes para dirigir em condições difíceis (à noite, com mau tempo, em novos lugares);
  • Diminuíram o seu risco de acidente por falha humana em 48%.
Descubra Mais

Equilíbrio e Risco de Quedas

Você sabia que quando você cai ou tem outro problema de mobilidade, a culpa é tanto do seu cérebro quanto do seu corpo? Isso porque o equilíbrio baseia-se em vários sistemas cognitivos e sensoriais, incluindo os sistemas visual-espacial e visual-motor. Os exercícios de treinamento visuais do BrainHQ são projetados para melhorar estes sistemas. Até o momento, cinco estudos focaram no risco de queda e mobilidade utilizando exercícios e avaliações do BrainHQ. Estes mostraram que:

  • O baixo desempenho num exercício do BrainHQ se correlacionava com um maior número de colisões e quedas.
  • O uso de um conjunto de exercícios do BrainHQ por 20-30 horas teve resultados significativamente mais elevados nas medidas de equilíbrio e de marcha.
Descubra Mais

 

Custos Médicos

Até esta data, dois estudos demonstraram que o uso de exercícios do BrainHQ pode reduzir a média de despesas com saúde. O maior destes dois estudos, com base nos dados do Estudo ATIVO, mostrou que o uso do BrainHQ reduziu significativamente os custos de saúde no ano seguinte ao fim do treinamento. Os custos continuaram a diminuir após 5 anos.

Descubra Mais

Artigos de Revisão

Diversos artigos de revisão têm considerado as pesquisas realizadas com os exercícios do BrainHQ.

Descubra Mais